Os vampiros também são criaturas de beleza fatal, imensa
paixão e sensualidade predatória.
Cada vampiro é único, e cada um tem sua própria história fas-
cinante para contar. A característica mais importante que todos os
vampiros compartilham, no entanto, é a maldição. Mais importante
do que qualquer linhagem, clã, seita ou causa é o fato de que todos
os vampiros são predadores mortos-vivos. As lealdades e os deveres
caem para segundo plano diante do impulso inevitável da fome.
Todos os vampiros, sem exceção, são parasitas, amaldiçoados pelo
destino a predarem sobre aqueles dos quais se originaram.
O jogo Vampiro enfatiza este tema mais do que qualquer outro.
Os vampiros são monstros. Qual a sensação de deixar uma vítima
morta e sem sangue num depósito de lixo? Manipular mortais como
peões em um tabuleiro de xadrez? Suspeitar que os anciões o
manipulam como uma arma involuntária contra os antigos ini-
migos? Prolongar uma não-vida de discrição e carnificina? Sucumbir às
astúcias da Besta e fazer inocentes em pedaços?
Como resposta ao meio-ambiente, os Membros desenvolveram
uma sociedade complexa, que existe às escondidas. Idade, clã, seita,
senhor, poder, influência e muitos outros aspectos da não-vida
transformam os vampiros no que eles são. Faz parte da existência de
qualquer Membro integrar as inúmeras castas sociais que permeiam
a sociedade vampírica. Ao criar obrigações para eles mesmos e cumpri-
las, independentemente do quão artificiais elas sejam, os Membros
procuram escapar da Besta que os corrói por dentro. Vampiro: A
Máscara é, de fato, ambíguo. Os vampiros não se escondem
apenas dos mortais, mas também de si mesmos, fingindo que não são
os horrores em que realmente se tornaram.
Uma das maneiras pelas quais os Amaldiçoados fazem distinção
entre si, é através de uma combinação de idade e geração, ou seja,
quão afastado é o "parentesco" do Membro com o vampiro
progenitor, Caim. Os vampiros mais jovens devem provar seu valor
aos mais velhos, para terem direito a qualquer tipo de status, por
menor que seja. A sociedade vampírica é tão estagnada e absurda
quanto os imortais Amaldiçoados que a compõem. Existe, contudo,
um certo grau de flexibilidade, uma vez que os Membros mais
antigos estão sempre em busca de recursos e de aliados que possam
ajudá-los contra seus rivais na Jyhad.