Cada Cainita tem sua própria maneira de tentar atrair seu regente para o seu lado, seja através da bajulação, da adulação, da trapaça ou até mesmo ameaças,
se o que está em jogo vale o risco. Enquanto isso tudo acontece, os
envolvidos fingem desinteresse pelo assunto, embora apenas os tolos
acreditariam nisso. Levar as disputas até o ponto de um coup d'etat
ou renúncia não é aconselhável (os vazios de poder podem
significar derramamento de sangue). No entanto, os anciões estão
sempre envolvidos em mais do que um só jogo dentro dos corredores
do poder.
A maioria dos príncipes são "aconselhados" por um grupo de
anciões chamado de Primigênie. Coletivamente, eles podem ser
considerados os mais poderosos vampiros da cidade, e podem riva-
lizar com o príncipe em termos de influência no mundo dos
Membros. Individualmente, no entanto, eles não são tão poderosos
quanto o príncipe, nem querem se arriscar a governar uma cidade
(cuidado com isso, pois caso fiquem desgostosos, eles podem
influenciar um golpe simplesmente estendendo a mão). A
primigênie geralmente serve como um instrumento de controle e
equilíbrio frente ao poder do príncipe, na medida em que buscam
progredir nas disputas internas de seus clãs. Uma briga da primigênie
pode emperrar a mais simples das decisões e causar tanto ou mais
problemas que os pronunciamentos arbitrários do príncipe.
A luta entre o príncipe e a primigênie não é de jeito nenhum o
único componente do jogo político dos Membros. O príncipe contra
os anciões, clã contra clã, anciões contra neófitos, tradicionalistas
contra anarquistas; adicione vinganças pessoais, desforras, ganância,
alianças e poder de negociação, e o resultado é uma mistura instável que pode mudar de noite para noite.