O número ideal de participantes para um jogo de Vampiro
varia entre 2 e 4. A maioria deles serão jogadores. Eles criam
personagens vampiros — protagonistas imaginários parecidos com
aqueles encontrados nos romances, filmes e nas histórias em qua-
drinhos. Em cada grupo, uma pessoa deve ser o Narrador. Ele não
constrói um personagem para si mesmo; na verdade, ele é uma mis-
tura de díretor, moderador, narrador e árbitro. O Narrador cria o
drama, através do qual os jogadores conduzem seus personagens,
forjando o enredo e os conflitos. O Narrador também interpreta o
elenco de apoio — os aliados com quem os personagens interagem e
os adversários contra quem eles lutam. O Narrador ainda cria e
descreve os detalhes que compõem o cenário da história — os bares,
danceterias, empresas e outros locais que os personagens fre-
quentam. Os jogadores decidem como seus personagens reagem
no jogo, mas é o Narrador, com a ajuda das regras, que decide se os
personagens realmente tiveram sucesso em suas ações, e em que
medida. Em última análise, o Narrador é a autoridade final nos
eventos que ocorrem no jogo.