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 Descrição detalhada da FROÇA DE VONTADE

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AutorMensagem
@Sarah Saydown
Assamita
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Ficha do personagem
Pontos de vida:
30000/30000  (30000/30000)

MensagemAssunto: Descrição detalhada da FROÇA DE VONTADE   Qua Fev 23, 2011 8:20 pm

A Força de Vontade mede a força interior e a competência de
um personagem para superar situações desfavoráveis. Ao contrário
das outras Características, a Força de Vontade tem tanto um nível
"permanente" como um nível "atual". O nível permanente é jogado
ou testado, enquanto o nível atual é "gasto". Quando um jogador
gasta um ponto da Força de Vontade de seu personagem, ele deve
riscar um dos pontos atuais em sua ficha (os quadrados) e não os
pontos permanentes (os círculos). O nível permanente se mantém
constante — e se o personagem precisar por alguma razão jogar cont ra sua Força de
Vontade, ele deve se basear neste nível. Os pontos atuais são usados
durante a história. Os pontos atuais de Força de Vontade de um personagem nor-
malmente variam bastante durante uma história ou crónica.
Ela reduz em um ponto toda vez que o personagem se esforça para
realizar ações extraordinárias, como manter o autocontrole ou
obter um sucesso automático. Com o tempo, o personagem não
terá mais pontos de Força de Vontade e não será capaz de
realizar o esforço que ele podia antes. Um personagem sem pon-
tuação atual de Força de Vontade está esgotado mental,
física e espiritualmente e terá grande di ficuldade em fazer
qualquer coisa, pois não pode mais reunir suas forças em prol de
uma ação ou causa. Os pontos de Força de Vontade podem ser
recuperados durante o curso de uma história (veja abaixo); mesmo
assim, é aconselhável que os jogadores tenham cuidado e sejam econômicos ao usar
seus pontos atuais de Força de Vontade. Como a Humanidade, a Característica Força de
Vontade é medida em uma escala de l a 10 e não de l a 5.
•-------------------Covarde
• •-----------------Fraco
• • •---------------Inseguro
• • • •-------------Hesitante
• • • • •-----------Certo
• • • • • •---------Confiante
• • • • • • •-------Determinado
• • • • • • • •-----Controlado
• • • • • • • • •---Vontade de Ferro
• • • • • • • • • •-Inabalável

USANDO FORCA DE VONTADE
A Força de Vontade é uma das Características mais ativas e
importantes em Vampiro: A Máscara. Durante o jogo, devido às
diversas formas de se empregar, recuperar e usar a Força de Vontade,
ela flutua mais do que qualquer outra Característica
(juntamente com os Pontos de Sangue) . A Força de Vontade é uma
Caraterística muito versátil, e por isso, assegure-se de entender como
ela funciona.

• Um jogador pode usar um ponto de Força de Vontade para
obter um sucesso automático em uma ação simples. Apenas um ponto
de Força de Vontade pode ser usado desta forma em cada turno, mas
o sucesso é garantido e não pode ser cancelado, nem mesmo por falhas
criticas. Ao usar um ponto de Força de Vontade desta maneira, é
possível ser bem sucedido em uma ação simplesmente através do uso da
concentração. Em ações prolongadas, estes sucessos adicionais podem
ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Observação:
Você precisa declarar que está usando a Força de
Vontade antes de realizar a jogada da ação do personagem; você não
pode cancelar retroativamente uma falha crítica ao us ar um ponto
de Força de Vontade no último minuto. O Narrador sempre pode
declarar que não se podem usar pontos de Força de Vontade em
determinadas ações.

•Algumas vezes, o Narrador irá determinar que um personagem
automaticamente executou uma ação, baseado em seu instinto ou
impulso — como afastar-se de um chama ou pular para longe de um
rastro de luz do sol filtrado através da janela. O Narrador pode
permitir que o jogador use um ponto de Força de Vontade para evitar
esta ação. Observe que, de acordo com o entendimento do Narrador,
o instinto poderá voltar; um jogador pode ter que usar múltiplos
pontos de Força de Vontade durante alguns turnos para manter seus
instintos sob controle. Algumas vezes, os impulsos podem ser
controlados pela vontade do personagem; out ra vezes, contudo, o
personagem não tem escolha a não ser seguí-los (quando o
personagem não tem mais pontos de Força de Vontade ou não deseja
mais usá-los).

• Com a permissão do Narrador, um ponto de Força de Vontade
pode ser usado para evitar que uma perturbação se manifeste.
Eventualmente, se pontos suficientes de Força de Vontade forem
usados (a ser determinado pelo Narrador), a perturbação pode ser
superada e eliminada, à medida que a persistente negação à per tur -
bação vai curando a aberração. Os Malkavianos não podem eliminar
suas perturbações iniciais, apesar de poderem usar sua Força de
Vontade para negá-las por um curto período de tempo.

• Através do uso de um ponto de Força de Vontade, as penal i -
dades de ferimento podem ser ignoradas durante um turno. Isto
permite que o personagem supere a dor e o sofrimento a fim de
realizar um último ato de heroísmo (ou vilania). Contudo, persona-
gens em torpor ou incapacitados não podem usar pontos de Força de
Vontade desta forma.

RECUPERANDO FORÇA DE VONTADE
Pontos de Força de Vontade podem ser tanto usados como re-
cuperados. As situações a segui r fazem com que o personagem
recupere um ou mais pontos de Força de Vontade, contudo, o nível da
reserva de Força de Vontade de um personagem nunca pode
superar o seu nível permanente. A única maneira de se elevar o
nível permanente de Força de Vontade é através do uso de pontos
de experiência.
Geralmente, o nível da reserva de Força de Vontade de um
personagem é restaurado quando ele alcança um objetivo ou tem a
oportunidade de restaurar sua autoconfiança. Em última instância,
maneiras especí ficas de se recuperar pontos de Força de Vontade
são deixadas a cargo do Narrador. Por esta razão, aconselha-se que os
Narradores sejam prudentes ao permitirem que seus personagens
recuperem os pontos de Força de Vontade; esta é uma Característica
versátil e poderosa e permitir que os personagens dependam muito
dela pode retirar muitos dos desafios da história.

• Os pontos de Força de Vontade de um personagem são r ea-
bastecidos por completo no fim de cada história (de uma história e
não de uma sessão de jogo). O Narrador pode fazer restrições quanto a
isso, exigindo que o personagem alcance (ainda que parcialmente)
um objetivo que fortaleça a sua auto-estima. Se por exemplo, a
histór ia terminar em um beco sem saída para os personagens, que
não conseguiram destruir um ancião poderoso e corrupto, mas pelo
menos obstruíram seus planos imediatos, permita que eles reabaste-
çam seus pontos de Força de Vontade.

(Opção do Narrador) Todos os personagens recuperam um
ponto de Força de Vontade no começo da noite, ao despertarem.
Isso torna fácil a contabi l idade e permite um fluxo constante de
reabastecimento da res erva de Força de Vontade (sem falar que os
personagens já estarão fazendo anotações nesta mesma par te da
ficha ao marcarem seu consumo noturno de sangue). Quando os
personagens acordam em um refúgio comunitário, por exemplo,
todos eles r ecu per am um ponto de Força de Vontade
imediatamente.
(Opção do Narrador) Se um personagem atingir uma meta
extraordinária ou cumprir um objetivo notável, o Narrador pode
recompensá-lo com um a três pontos de Força de Vontade (conforme
ci tado na descrição dos Arquétipos). Se, por exemplo, um
personagem Rebelde se opuser radicalmente a um ancião poderoso c
o ancião posteriormente se revelar como um espião do Sabá, este
personagem deve ser recompensado com um ponto de Força de
Vontade.
Aconselha-se que os Narradores criem o seu próprio sistema ou
que modifiquem o sistema apresentado aqui para que ele se adapte
melhor ao estilo de jogo de seu grupo. Certamente, a maneira usada
pelo Narrador para permitir, ou não permitir, o reabastecimento da
reserva de Força de Vontade pode determinar o temperamento
global da crônica. Uma palavra de advertência: Reabasteça a reserva
de Força de Vontade dos personagens com prudência, pois se o
Narrador permitir que abusem dessa Característica, sua história pode
ser arruinada.
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